sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vai um cafezinho aí?! Cafeina x Exercícios Físicos

Quem já não começou um dia dificil tomando aquela xícara de cafezinho? Há os que não abrem mão de manter a antiga garrafa térmica sempre á postos ,para a hora que a preguiça bater_renovar as energias. E os ultras modernos , adoram as fantásticas máquinas de cafezinho expresso, com direito a sabores variados... Mas qual o auxílio que a cafeina desempenha em nosso organismo? Porque temos a sensação de renovar as "baterias" ? A cafeína faz bem aos praticantes de atividade física aeróbica? E para os que treinam força?
A cafeina é um estimulante encontrado em muitos alimentos e medicamentos. A forma mais comum de seu consumo é o cafezinho. E é logo absorvida pelo organismo encontrando-se elevada no sangue em quinze minutos e atingindo seu pico em 60 minutos. O efeito ergogênico da cafeina está relacionado a individualidade biológica e a concentração da mesma.

Entre as vantagens de seu consumo estão:
*aumento da função do músculo ocorrendo um maior desenvolvimento de tensão mesmo em repouso
*estímula o SNC _sistema nervoso central, afetando vários centros cerebrais, provocando exitação e diminuição da sonolência
* diminuição da percepção de fadiga durante exercícios prolongados
* elevação da glicose e aumento da utilização de ácidos graxos(devido ao aumento das catecolaminas)
*auxilia no metabolismo das gorduras


Efeitos colaterais:
*Diurese
*insônia
*ansiedade
*irritabilidade
*tremores
*diarréia

É importante frizar a variabilidade da resposta , e que consumidores assiduos desenvolvem resistência, devido a concentrações elevadas consumidas (>300mg dia). Os consumidores usuais e ponderados usufruem melhor dos efeitos positivos da cafeina, tendo uma significativa melhora no desempenho(9mg/kg), padrão aceito pelo comitê Olimpico Internacional que considera doping e desqualifica atletas com uma dosagem superior a 12mg/kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário