sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vai um cafezinho aí?! Cafeina x Exercícios Físicos

Quem já não começou um dia dificil tomando aquela xícara de cafezinho? Há os que não abrem mão de manter a antiga garrafa térmica sempre á postos ,para a hora que a preguiça bater_renovar as energias. E os ultras modernos , adoram as fantásticas máquinas de cafezinho expresso, com direito a sabores variados... Mas qual o auxílio que a cafeina desempenha em nosso organismo? Porque temos a sensação de renovar as "baterias" ? A cafeína faz bem aos praticantes de atividade física aeróbica? E para os que treinam força?
A cafeina é um estimulante encontrado em muitos alimentos e medicamentos. A forma mais comum de seu consumo é o cafezinho. E é logo absorvida pelo organismo encontrando-se elevada no sangue em quinze minutos e atingindo seu pico em 60 minutos. O efeito ergogênico da cafeina está relacionado a individualidade biológica e a concentração da mesma.

Entre as vantagens de seu consumo estão:
*aumento da função do músculo ocorrendo um maior desenvolvimento de tensão mesmo em repouso
*estímula o SNC _sistema nervoso central, afetando vários centros cerebrais, provocando exitação e diminuição da sonolência
* diminuição da percepção de fadiga durante exercícios prolongados
* elevação da glicose e aumento da utilização de ácidos graxos(devido ao aumento das catecolaminas)
*auxilia no metabolismo das gorduras


Efeitos colaterais:
*Diurese
*insônia
*ansiedade
*irritabilidade
*tremores
*diarréia

É importante frizar a variabilidade da resposta , e que consumidores assiduos desenvolvem resistência, devido a concentrações elevadas consumidas (>300mg dia). Os consumidores usuais e ponderados usufruem melhor dos efeitos positivos da cafeina, tendo uma significativa melhora no desempenho(9mg/kg), padrão aceito pelo comitê Olimpico Internacional que considera doping e desqualifica atletas com uma dosagem superior a 12mg/kg.

Vai um cafezinho aí?! Cafeina x Exercícios Físicos

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tempo de Pecuária! Ê, Meu treino...

A festa da pecuária é Tradicional, e independente da tribo, toda cidade acaba dando uma passadinha para conferir!! E é claro é uma ótima desculpa para comer umas guloseimas, se fantasiar de cowgirl e tomar umas e outras, atrasar na escola, no trabalho, faltar algumas seções do treino seríssimo que você estava praticando... AH, isso definitivamente não precisa ser assim...


Durante os festejos agropecuários, organize sua rotina, otimize seu tempo...



* Não seja dura consigo mesma se cometer algum deslize com a alimentação ou treinamento, retome seu foco, pense positivo


* Bebeu além da conta, hidrate-se, faça exercícios aeróbicos leve a moderado - elimine as impurezas do seu organismo.


*Está muito cansada? Dormiu tarde.. Repouso é fundamental

Preguiça não!! Adeque o treino do dia seguinte a um horário que a
permita repousar mas esforce para manter sua rotina.


No mais aproveite os shows para dançar e queimar calorias e não fuja das promessas que você fez a si mesmo quando começou seu treinamento na musculação....



AFINAL AS FÈRIAS ESTÂO CHEGANDO!! VOCÊ NÂO VAI QUERER BOICOTAR SEU TREINO AGORA...







terça-feira, 19 de maio de 2009

Hipertrofia:"Não quero ficar masculinizada"

Hipertrofia:"Não quero ficar masculinizada"

Quando iniciamos um treinamento de força em mulheres com ênfase em hipertrofia é usual o receio: "não quero ficar masculinizada", principalmente nos membros superiores. Mas o que muitas desconhecem é que não possuímos características anabólicas para promover um crescimento muscular excessivo.
A hipertrofia ocorre através do aumento da secção transversa do músculo, induzido pelo estimulo do stress muscular que produz IGH1, hormônio do crescimento, que em condições iniciais de treinamento é semelhante em ambos os sexos, e extremamente influenciado pela individualidade biológica e fatores externos como nutrição e repouso. Mesmo em condições ideais em determinado momento a hipertrofia feminina desenvolve mais lentamente, enquanto nos homens o processo é continuo. A explicação mais evidente é a diferença fisiológica endócrina entre homens e mulheres. Enquanto nós mulheres produzimos 0,1 mg de testosterona ao dia em repouso, os homens que já são privilegiados por sua estrutura anatômica com maior número de fibras musculares, contam com 10 mg e com mediadores como creatina.
Acredito que ao invés de nos preocuparmos com o volume muscular, deveríamos considerar nossa predisposição feminina a acumular gordurinhas localizadas, inclusive a nível intramuscular e todos os transtornos que a perda de massa muscular ocasionada principalmente com a idade.
Afinal, através da hipertrofia muscular, nosso metabolismo é acelerado, equilibramos a produção hormonal, queimando de vez as gordurinhas aumentando os níveis de força. Ficamos visivelmente mais magras e com auto estima elevada refletindo positivamente em amplos aspectos de nossas vidas!!
Então, o que você está esperando? Incremente suas cargas! Leve a sério seu treino!
O que? Você ainda não desfruta dos benefícios da musculação?
Não perca tempo: COMECE HOJE!!

sábado, 16 de maio de 2009

Hipertrofia_ "Não quero ficar masculinizada..."

Mulheres fortes, dinâmicas e flexiveis

Bem vinda!!

A partir de agora seu treinamento ganhará um adicional de motivação e conhecimento para otimizá-la.

O blog é direcionado para nós mulheres, guerreiras que transformamos sempre as adversidades em energia e capacidade de superação!!

Através da aquisição de força muscular, dinamismo das atividades aeróbias e o ganho de flexibilidade levam as transformações conquistadas em nosso treinamento para nossas ações cotidianas tendo um reflexo extremamente positivo e qualitativo em amplos aspectos de nossas vidas.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Este espaço é direcionado a toda mulher dinâmica que visa melhorar sua performance no treinamento de força através de dicas semanais e vivências que estimulam