sexta-feira, 26 de junho de 2009

Alongamento X Flexionamento e Alongamento Passivo: Qual a diferença?

A flexibilidade é uma qualidade física a qual nascemos com muita mobilidade e com o passar do tempo nossas estruturas articulares se tornam mais rigidas e principalmente devido ao sedentarismo vamos diminuindo nossa capacidade de alongamento e ficamos com nossa amplitude de movimento encurtada e isto reflete decididamente em nossas ações cotidianas, mas a boa notícia é que a flexibilidade pode ,e deve ser trabalhada em qualquer idade e o melhor com exelentes resultados.Mas qual a diferença entre alongamento e alongamento passivo?


O alongamento visa mobilizar a articulação considerada em toda sua amplitude, para alongar a musculatura que esteja edemaciada por agua e catabólitos de contração ou enrijecida pelo repouso,sono ou baixa temperatura. O alomgamento é executado dentro da faixa de mobilidade normal do individuo, respeitando sua amplitude,não provocando riscos aos músculos esqueléticos,tendoes ou articulações mesmo executado após o trabalho de força máxima.È ideal para iniciar os treinos.





















O Flexionamento visa o aumento da flexibilidade e pode ser executado de duas maneiras:

Método ativo ou alongamento ativo: Realizado através de exercícios dinâmicos, forçando amplitudes.Segundo a regra consiste em realizar 3 a 4 séries com 10 a 20 repetições dos movimentos escolhidos. È muito utilizado para aprimorar a performance esportiva dos atletas de alto nível, o incoveniente são os constantes estiramentos musculares.Por ativar os fusos musculares provoca dor deixando a execução mais dificil.



Método passivo ou alongamento passivo:O método passivo utiliza posturas estáticas e foi inspirado na yoga e é 20% mais eficaz que o ativo.Estimula os orgãos tendinosos de golgi provocando inibição da contração muscular, relaxando a musculatura que está trabalhando.A postura corporal deve ser adotada de forma lenta e relaxada, buscando atingir o maior arco de amplitude de movimento possivel e mantedo no limiar da dor, que surge entre 8 a 20 segundos.O ganho de flexibilidade é atribuido ao relaxamento dos orgãos tendinosos de golgi que são ativados, provocando o relaxamento progressivo da musculatura que progressivamente irá possibilitar arcos articulares maiores.
O alongamento passivo é considerado mais adequado por tês motivos:
*Baixo risco de lesão
*Gasto energético menor
*Previne e reduz a dor muscular pós treino.


Agora ficou claro, é muito importânte alongar antes da atividade para predispor os músculos e principalmente as articulações ao esforço antes do seu treino, mas para aumentar a flexibilidade nada de inventar moda o alongamento passivo executado por um profissional bem preparado é ideal para aumentar os arcos de amplitude ,é seguro e previne as dores musculares...

Por isso alongue-se!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Feromônios do amor

Quando estamos apaixonados o nosso organismo produz feromônios que nos propiciam um bem estar imensurável... Temos a sensação de possuirmos poder, força e uma energia inesgotável!!
È como se o nosso corpo conspirasse a nosso favor, para tornarmos mais atraentes para a pessoa amada! E quando esses hormônios do amor pode nos ajudar na malhação?
Bem, tem muitos casais apaixonados que se conheceram em academias... E muitos estão juntos há muito tempo!!


Bruna Zeppelini e Léo Novais
Bruna e Léo são Personais e se conheceram na sala de musculação. E este amor motivou o lado profissional e formam um lindo casal a dois anos

E alguns que unem os benefícios da prática esportiva ao prazer de curtir o ser amado...
Rejane: (29 anos) é praticante visceral de musculação, dedicada, não perde suas sessões de treino. Quando percebeu que o maridão: José Guilherme, 28 anos, estava uns quilinhos acima do peso....não pensou duas vezes, o estimulou a curtir sua compania algumas horinhas a mais por semana e os dois são hoje o casal mais admirado na academia Corpo Brasil. E os resultados são variados desde a união fortalecida ao melhor desempenho nos treinos. E O QUE EXPLICA A MELHORA DA PERFORMANCE? CLARO, OS FEROMÔNIOS!

Rejane Parreira e José Guilherme

Os hormônios do amor estimulam a produção de serotonina e consequentemente aumenta a sensação de prazer e diminuem a fadiga central... Consequentemente os níveis de força aumentam e com o treinamento contínuo a performance fica otimizada.
Então escolha uma atividade em comum e convide seu namorado para curtir excelentes momentos juntos!!! E o melhor queimar calorias, se divertir e AMAR!!


"Malhar com meu marido fez com que me sentisse ótima, como se pudesse muda a vida dele. Que esposa não gosta de sentir que esta melhorando a vida do seu marido?! As vezes percebo que a indisciplina dele é algo que irá acompanha-lo o resto de sua vida, porem vejo que ele se esforça ao maximo para suprir minhas expectativas. Na academia somos admirados pelas pessoas por nosso companheirismo o que nos deixa muito felizes! Espero que ele não desista de malhar pois adoro a companhia dele, e apesar do "sofrimento" temos na malhação nosso momento de lazer." (Rejane Resende Parreira)